Subscribe Now
Trending News

Timbó

Apresentação

Timbó – A Pérola do Vale com qualidade de vida e inovação!
Uma cidade aconchegante, acolhedora, segura e com qualidade de vida, que carrega em sua história a luta da imigração ítalo-germânica. Timbó é conhecida como a Pérola do Vale, possui 42.045 mil habitantes de acordo com o IBGE de 2016. Desenvolvimento e inovação são conceitos buscados continuadamente pelo Município. A preservação das características culturais, unida à estruturação de programas, promove o desenvolvimento tecnológico, com melhorias em todas as áreas: um perfeito equilíbrio entre o fazer artesanal e a manufatura mecanizada. Atualmente, Timbó atrai pessoas de todo o país em busca de um bom lugar para viver e trabalhar.
A cidade foi fundada por Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869; data em que construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do rio Benedito. Logo chegaram outras famílias alemãs. Nos anos seguintes vieram também os imigrantes italianos, cujos descendentes atualmente correspondem à metade da população. As primeiras famílias se estabeleceram na região rural e a agricultura era basicamente de subsistência.
Economicamente ocupa o 14º posto de arrecadação do Estado de Santa Catarina. O índice de analfabetismo é de apenas 1,9%, sendo Timbó, em nível estadual, a 3º cidade em qualidade de ensino.
A economia que se baseou inicialmente na agricultura, passou a se apoiar na indústria. Seu PIB é de R$ 44245.32 (fonte: IBGE/2014). O setor rural recebeu melhorias técnicas e financeiras e a produção aumentou. Os imigrantes transformaram o Vale do Itajaí na região de maior produção industrial do Estado e na segunda região de maior produção agrícola.
No turismo Timbó estaca-se pelas belíssimas paisagens naturais e atividades de lazer como Parque Central, Morro Azul, Jardim Botânico, Morro do Arapongas, Complexo Turístico Jardim do Imigrante, Museu do Imigrante, Circuito Vale Europeu, Museu da Música e a Casa do Poeta Lindolf Bell.
Timbó possui atrações culturais que recebem milhares de visitantes locais, de todo o Brasil e também do exterior. São eventos para todos os gostos e idades, como o Natal Mais Encantado, Páscoa no Parque, Festival de Dança, Feira do Livro e a Festa do Imigrante.
Outro local relevante é o Parque de Eventos Henry Paul. No local destaca-se o conceito inovador de uma construção voltado de frente para o rio, seguindo os antigos conceitos. As curvas do Rio Benedito que permeiam o parque, cercado de árvores frondosas, são um convite para contemplação da natureza, aproveitado pelas famílias de Timbó e visitantes.
A cidade se destaca pela qualidade de vida em todas as idades. Foi privilegiada pela natureza com cenários e paisagens ímpares. Tem um povo hospitaleiro e acolhedor, que sabe preservar a elegância e a beleza da vida urbana e rural. Transpira cultura e tradições, preserva sua arquitetura, resgata sua história através da música, da dança, de museus e do artesanato.

Dados do Município

Região Turística: Vale Europeu
Área: 127.405 km (IBGE/2016)
População: 44.977 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°49’24
Longitude: 49°16’18
Altitude: 68 m
Cidades próximas: Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Blumenau, Rodeio, Benedito Novo.

Vale Europeu

A tradição herdada dos colonizadores europeus deu a esta região o título de Europa brasileira, por apresentar características próprias das cidades germânicas, como a gastronomia, a cultura cervejeira, as casas em estilo enxaimel e a notável receptividade e educação de seu povo. Conhecida por realizar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, em Blumenau, a região é também referência no turismo religioso, abrigando o Santuário Madre Paulina em Nova Trento. Para os aventureiros a região oferece atrativos como cavernas, saltos de parapente, vôo livre, rafitng e trilhas por lugares de tirar o fôlego.

IDMS de Timbó

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Timbó.

Saiba Mais

Localização